Apresentamos um projeto na faculdade, onde nosso tema principal foi a sustentabilidade e a tecnologia fazendo a moda: como dar uma nova função à objetos e descartar o lixo eletrônico de forma correta. No lema do "tudo se transforma" queremos que as pessoas excluam a imagem que objetos reaproveitados são brégas, ou que moda feita com a sustentabilidade é só lixo reciclado. Podemos sim dar novas funções e reaproveitar muita coisa, transformá-la e reutilizá-la. A prova disso são essas imagens abaixo. A legenda vou colocar lááá em baixo, enquanto isso você pode somente olhar, tentando advinhar o que era ou do que foi feito esse objeto.
1. Pulseiras feitas de papel / 2. Bolsa feita com lona de material publicitário /
3. Árvore feita com roupas usadas amarradas
4. Luminária feita de garrafa pet / 5. Relógios feitos de papel /
6. Carteira feita com saco de cimento
7. Colares feitos de garrafa pet / 8. Bottons feitos de jornais e revistas /
9. Quadro feito com páginas de revistas /
10. Colares feitos de lixo eletrônico: computador / 11. Anel feito com balas de revólver
Tá aí a prova através do design, da arte, da decoração e dos acessórios. Dentro da moda, o negócio tá ainda mais polêmico, depois que a estilista britânica Vivienne Westwood começou a defender a idéia que as pessoas devem consumir com mais consciência e gastar menos. Agora ela assina o "100 Days of Active Resistence" que a partir do dia 8 de setembro através de um site, irá publicar diariamente fotografias, slogans e obras de arte inspiradas nessa filosofia de consumo consciente. Caminhando ao lado disso, a blogueira Marisa criou o New Dress a Day - 365 dias, 365 objetos com 365 dólares, onde ela mostra através de fotos o "antes e depois", transformando, customizando e dando uma nova cara às roupas:
E você, o que acha do consumo consciente, do reaproveitamento daquilo que ainda pode ser usado ou transformado? Você adotaria alguma dessas idéias?
Um comentário:
Adorei a idéia, dá para
reaproveitar muitas coisas q/ a
gente não usa +...
bejãoooooo.
Postar um comentário